segunda-feira, novembro 12, 2007

OFICINA LITERÁRIA - alegria sem tarja preta

Dediquei a década de 90 a estudar criação literária. Nos Estados Unidos. Comecei com workshops de temas os mais variados, e acabei me formando em Criação Literária e Terapia das Artes Criativas pela New School For Social Research, universidade que é uma espécie de PUC em Nova Iorque. Sou, portanto, uma escritora formada, vejam só! Escrevo, pois, por inspiraçào divina, como todos, mas com a ajuda imprescindível das noções técnicas e do exercício da troca de opinião com os colegas - um hábito saudavel.

Desde 2001, quando voltei ao Brasil, venho ministrando uma oficina de criação literária chamada Elementos Básicos Para Escrever Ficção, um método passo-a-passo, um "how to", que em oito ou doze aulas ensina pessoas a partir de 16 anos a escrever estruturar um texto de ficçào. O curso reune introduções teóricas, exercícios para desenvolver a escrita e para desbloquear a criatividade. Além desta oficina básica, também costumo ministar oficinas específicas, temáticas, e uma oficina livre permanente.

Hoje, mais uma vez, vivi a gratificaçào de formar uma turma. A primeira em Itaipava, nos arredores do Rio de Janeiro. O bom da história é o seguinte: os alunos, gente de todos os tipos, idades, etc, gente que nunca escreveu e gente que até ja publicou, entram no curso achando que estou delirando e, no ultimo dia, leem os contos que elaboraram com orgulho e prazer e verificam que o meu delírio anunciado no primeiro dia, a afirmaçào de que em doze aulas todos seriam capazes de elaborar um texto, era a mais estimulante - e divertida - realidade.

Nas oficinas, a gente ri, se diverte, aprende, cria. Troca opiniões sem arrogancia nem competição. Faz amigos. É muito bom mesmo. Uma alegria possível, sem nenhum tipo de tarja preta para empurrar ou garantir. O que garante o resultado, é a própria capacidade criativa que cada um descobre em si mesmo, e a convivência amigável.

Quero mais é espalhar este método, passar para quem possa reproduzi-lo, como professores. Tanto a oficina básica quanto as específicas, para terceira idade, adolescentes, crianças e etc. Porque acredito firmemente - e a experiência mostra isto -que, ao aprender a escrever, ao conhecer os elementos que compõem um texto, as pessoas passam a se interessar pela leitura, pelo cinema, pelo teatro. De uma forma consciente e defintiva, ao contrário do que acontece quando tentamos aproximá-las da leitura por obrigaçào.

Fora isto, para cada participante, escrever é uma terapia e uma catarse, além de ser um prazer. E, quando aplicada em grupos tipo empresas, hospitais, e outros lugares onde rola uma situaçào de stress, a oficina reduz este stress consideravelmente, aumenta a produtividade e melhora os relacionamentos.

Tomara que algum dia eu consiga ter este método publicado num livro simples e de fácil aplicaçào, o Manual de Criação Literária, e que ele possa ser util a muitos neste país. E torço para que o mercado editorial brasileiro se abra , se expanda, para poder absorver tantos talentos com os quais deixamos de nos deleitar porque nào tem nenhum acesso a serem publicados. Esta é minha batalha no momento - espalhar a escrita amplamente, como instrumento para a educação, como instrumento profissionalizante, como instrumento para a vida. Qualquer sugestão será bem-vinda.

3 comentários:

heloisa ausier disse...

É isso Mestra (com M maiúsculo mesmo)... se para vc foi legal, imagine para a gente. Foi uma verdadeira noite do Oscar, com a vantagem de todos sairem vencedores.
bjs,
Helô

ree disse...

Vi, querida. Sou devedor eterno de suas dicas e do carinho aconchegante com que oferece o calor da tua amizade. Participamos, De e eu, de uma de tuas muitas turmas e foi simplesmente extraordinário. Anos se passaram e, agora, com um curso preparatório para crianças, estreamos nossa primeira Oficina de Criação Literária totalmente inspirada em seu método, mesclado a outras experiências que tínhamos. Está sendo um desafio, pois são crianças de 10 a 14 anos (e não a partir de 16 anos, conforme você propunha inicialmente). De qualquer modo, estamos sempre nos inspirando em suas dicas e a forma peculiar com que nos transmitiu os truques que colaboram para o êxito na arte de escrever. Parabéns, Vi! Esta nossa Oficina deve muito a você!
Um grande e carinhoso beijo de todos do Preparatório Êxito!

ree disse...

Esquecemos de deixar um convite para que visite o site do Êxito e da Oficina:

http://www.exito.pro.br

http://www.exito.pro.br/1/wordpress

Esperamos tua visita!

Grande Beijo,

Ricardo e Delymar