domingo, novembro 11, 2007

SENTIMENTAL EU SOU

Não foram poucas as vezes em que fui chamada de piegas. Assim como aquelas em que me perguntaram como eu tinha coragem de expor meus sentimentos pessoais até nos meus livros e cursos.
Pois é isso aí: não tenho vergonha de falar dos meus sentimentos, das minhas emoções e de pautar minha vida por eles. Sempre acreditei que a verdade do sentimento é o melhor guia para a vida, que é quando mentimos agindo contra o que de fato sentimos que os malentendidos e as complicações começam a acontecer. Acho que se as pessoas expressassem o que sentem ( que nem sempre é o que pensam, exatamente) - mantidos, é claro, os limites do respeito dentro das relações, a história da humanidade seria bem diferente, com muito menos padecimentos.

Nunca tive medo de abrir meu coração, como diz o lugar comum que se deve fazer. Mas aprendi, sim, a defendê-lo e preservá-lo dos invasores que confundem a honestidade, a sinceridade, com a fraqueza, com o flanco aberto. Gosto de dizer: não confunda boa com boba.

Já sei bem como funciona: muitos ridicularizam quem fala de emoções. ( O que será que fazem, que se dizem, entre quatro paredes, diante de seus espelhos?). A estes, sem querer ser rude, sugiro que vào tomar um bom café com creme em vez de entrar neste blog. E que voltem quando precisarem de um espaço para mostrar suas emoções e pensamentos sem pieguice, mas como gente pode e deve fazer. Quem não quer um lugar onde possa simplesmente ser como é, viver como se sente? Bom, eu quero. E tenho certeza de que sentimentos compartilhados enriquecem, frutificam, e são uma coisa boa de se vivenciar.

Durante alguns anos tive um adesivo pregado no vidro do meu carro que dizia: EMOCIONE-SE. Então, é isso: aqui vale rir e chorar, ter raiva e falar de amor, ter medo e ousar, e tudo mais que o seu coração gerar.

Um comentário:

Kathia Conrado disse...

Ja que e permitido chorar eu choro. Ja que e permitido se emocionar eu me emociono com tantas e tantas recordacoes que afloram ao me deparar com este Blog de uma velha e especial amiga. Ela mais do que ninguem sabe o quanto sentimental eu sou. Este blog e apenas mais um dos milhares de presentes que Virginia nos oferece com carinho e simplicidade. Um privilegio.
Um abraco do tamanho do mundo.